terça-feira, 14 de junho de 2011

Ate o Ken esta contra o desmatamento



"Barbie uma assassina em série, e por isso o Ken terminou com ela". A embalagens  da boneca Barbie sao feitas de papeis provindos das selvas tropicais de Indonésia, o que desagradou os ativistas do Greenpeace.

"Barbie, o brinquedo mais famoso do mundo, não deve contribuir para a destruição das florestas tropicais indonésias", afirmou à Agência Efe o responsável pela campanha do Greenpeace, Bustar Maitar. 

A organização ambiental denuncia em sua nova campanha que as caixas utilizadas para empacotar as bonecas provêm de madeira fornecida pela fábrica de papel Asia Pulp and Paper, que é uma "notável destruidora das florestas naturais da Indonésia", segundo Maitar. 

O Greenpeace analisou as caixas da Barbie e outros bonecos da Mattel --a maior empresa de brinquedos do mundo-- e constatou que os pacotes são fabricados a partir de uma mistura de madeiras das árvores da ilha de Sumatra, onde a cada ano tigres e orangotangos perdem seu habitat. 

"Por isso pedimos a Mattel que deixe de trabalhar com a APP", acrescenta o ativista da organização ambiental que postou na internet um vídeo bem-humorado que usa o boneco Ken, namorado da Barbie, para denunciar o desmatamento. 

"Barbie, está tudo acabado entre nós. Não saio com meninas que destroem as florestas", diz Ken no vídeo da campanha, com lenço no pescoço e camisa desabotoada, após contemplar o desmatamento. 

"A APP danifica o desenvolvimento econômico da Indonésia, acaba com sua biodiversidade, explora seus recursos e, além disso, é acusada de evadir impostos", lamenta Maitar. 

Por outro lado, a fábrica de papel garante que "é irresponsável --por parte do Greenpeace-- brincar com as emoções de crianças e pais ao repetir alegações sem crédito para atacar a indústria de um país em vias de desenvolvimento", declarou.
A APP sustenta que todas suas atividades respeitam à lei do país e destaca que o material utilizado para criar as caixas de brinquedos contém mais de 95% de papel reciclado. 

A poda de árvores é um dos principais motivos pelo qual a Indonésia ocupa o terceiro posto na lista de países que mais emitem gases do efeito estufa, atrás dos Estados Unidos e da China. 

Durante a última década, a Indonésia manteve o primeiro lugar entres os desmatadores em todo o mundo, segundo dados do Greenpeace, que detalha que desde 1950 foram destruídos mais de 74 milhões de hectares de floresta.



Além do vídeo, o Greenpeace fez um protesto na fabrica da Matel em Los Angeles, com um cartaz com o fim do namoro entre Barbie e Ken


Fonte Folha.com (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/928518-boneca-barbie-entra-na-mira-de-ecologistas-da-indonesia.shtml)

Em Justificativa a Matel tento tirar a responsabilidade deles dizendo em um comunicado que “Não faz parte dos negócios indicar onde os nossos fornecedores buscam suas fontes de matéria-prima”. Porém a empresa concordou em retirar TEMPORARIAMENTE a Asia Pulp and Paper, companhia notória por destruir floresta tropical da Indonésia, como fornecedora ate o fim da investigação.

A campanha do Greenpeace ainda continua, ou seja, o Ken e a Barbie ainda estão separado.

Foto do site do Greenpeace novo modelo de Barbie, Barbie lenhadora do mal






















Nenhum comentário:

Postar um comentário